sábado, 19 de novembro de 2011

Primeira meta: salvar uma vida

Apenas 5, dos 5 mil ml de sangue que você tem, podem salvar uma vida.


A gente sabe que longas jornadas precisam começar com o primeiro passo. Numa conversa essa semana com Saulo e Marcelo, chegamos ao consenso de que as metas têm de ser ousadas, ou então o blog acaba caindo em desuso e ninguém chega a lugar nenhum.

Pois bem, a nossa primeira meta é salvar uma vida. Ousado? Sim? Possível? Também. E quem pode salvar essa vida é você. Como? Vamos lá!

Neste exato momento em que você lê esse blog, existem milhares de pessoas ao redor do mundo em seu leito de morte aguardando por um transplante de medula óssea. São pessoas com câncer, leucemias, linfomas e muitas outras doenças que poderiam ser curadas com a realização do simples transplante. E para que o transplante aconteça, é preciso que haja um doador compatível.

Para ser doador, basta ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde e procurar o Hemose. Lá você vai preencher um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Paciente tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos. Fora disso, a chance cai para uma em cem mil!

A maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no registro nacional de doadores. Daí a importância de todos serem doadores de medula. Ao contrário do que muitos pensam, a medula se reconstrói dentro de 15 dias e é possível que seja doada novamente.

PRIMEIRO PASSO

O cadastro para doação de Medula Óssea no Hemose ( 3259-3191) acontece sempre às segundas e terças-feiras, das 7h30min às 16h. Este ano, já foram inscritos no Hemose quase 600 doadores de medula óssea e a expectativa aumenta ainda mais. Em média, são realizados 80 novos cadastros por mês. Nossa meta é tentar fazer esse número dobrar.

Então o primeiro passo será ir até o Hemose. Eu e Marcelo iremos fazer nosso cadastro na terça-feira. Vou ver questão do horário e divulgo aqui pra quem precisar de carona. Vamos publicar aqui uma lista com o nome das pessoas que já fizeram seu cadastro. Nosso objetivo, nosso grande sonho é que um dia alguém entre em contato conosco e diga que encontrou um paciente compatível. Teremos, então, ajudado a salvar uma vida. Alguém precisa de uma carona na próxima terça?

Passo a passo para se tornar um doador


Doação de Medula Óssea em Sergipe

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More